SEJA AFRICANO TODOS OS DIAS

 


 Ser africano vai muito além de celebrar o Dia de África (25 de maio). Ser africano é um compromisso diário com as nossas raízes, culturas, valores e identidades. É reconhecer a beleza da diversidade dos nossos povos, a força da nossa história e a riqueza das nossas línguas, tradições e saberes.


O Dia de África é um marco importante, sim. É o momento em que celebramos a libertação dos povos africanos do colonialismo e reafirmamos a luta pela unidade, paz e desenvolvimento do nosso continente. Mas não podemos limitar o orgulho africano a um só dia no calendário.


Ser africano é falar com orgulho a nossa língua materna, valorizar os nossos produtos locais, respeitar os mais velhos e cuidar da nossa terra. É defender os nossos direitos, estudar a nossa história e trabalhar para um futuro melhor para todos. É também combater os preconceitos e construir uma África onde todos possam viver com dignidade.


Por isso, sejamos africanos todos os dias. Com consciência, com amor e com ação. Que cada dia seja uma celebração do que somos e do que podemos ser juntos. África não é apenas um lugar — é uma herança, uma identidade e uma força que vive em cada um de nós.



Comentários

Mensagens populares deste blogue

CARTA ABERTA À MINHA GUINÉ

A fuga dos quadros na Guiné-Bissau

CRÓNICA DESPORTIVA